O que são os Doshas?

Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda.

Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um dos três doshas, o que constitui um desequilíbrio, que pode originar uma doença.

O ayurveda restabelece o equilíbio original dos doshas da pessoa por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem.

Vata – É o dosha formado por ar e éter. Suas características são ser seco, leve e frio. As pessoas com predominância de Vata são geralmente magras, ativas e costumam ter a pele seca e eventualmente constipação intestinal. Elas devem evitar alimentos amargos, bem como frio e umidade.

Pitta – É o dosha formado por fogo e água, suas características são quente, oleoso e leve. São pessoas ativas e com boa conformação física. Têm tendência a serem nervosas e facilmente irritáveis. As pessoas com predominância Pitta devem evitar alimentos salgados e picantes, para não aumentar o fogo digestivo. Em caso de desarmonia de Pitta, o sintoma inicial é a febre e as infecções.

Kapha – Formado por água e terra, é o dosha com características de ser úmido, pesado e frio. As pessoas com predominância Kapha costumam ser grandes e pesadas, podendo facilmente tender à obesidade. Devem evitar alimentos úmidos, frios e pesados, como massas e arroz. Em caso de desequilíbrio, este costuma manifestar-se como excesso de muco e problemas respiratórios.

Quer saber o seu ? 

Imprima as imagens abaixo, clique sobre elas, com elas ampliadas peça a impressão. Aquela na qual vc marcar mais pontos é o seu dosha, a que estiver em segundo lugar é o seu sub-dosha.
Na segunda imagens você tem algumas indicações básicas sobre alimentação!

Um dos segredos de saúde na ayurveda são as massalas preparadas para cada dosha ou biotipo. Além de conferir aroma e sabor aos alimentos, ajudam a eliminar e digerir toxinas do nosso corpo. Uma Massala, a princípio pode parecer apenas uma mistura de ervas e especiarias, mas os ayurvédicos sabem que ela na verdade é uma preciosa ferramenta de saúde, um antídoto para aqueles dias que não almoçamos em casa e enfrentamos um restaurante ao quilo. Ter na bolsa uma massala pode prevenir um desequilíbrio lá na frente!

Massala Kapha – Quente, picante e anti-inflamatória

Ingredientes orgânicos:
5 Gengibre em pó
4 ½ Canela em pó
9 Mostarda em pó ou grãos
2 Páprica em pó
1 Pimenta do reino em pó
5 Urucum em pó ou grãos
1 Chilli em pó
Ghee (manteiga clarificada) para refogar

Massala Vata – Morna, carminativa, levemente picante e sedativa

Ingredientes orgânicos:
3 Gengibre em pó
3 Cravo em pó
7 Cominho em pó
½ Nos Moscada em pó
1 Erva doce em pó ou grãos
Ghee (manteiga clarificada) para refogar

Massala Pitta – Fresca, depurativa e aromática

Ingredientes orgânicos:
13 Coentro em pó ou grãos
1 Cominho em pó ou grãos
13 Cúrcuma
½ Feno greco em pó ou grãos
1 ½ Nos moscada em pó
3 Alecrim em pó ou erva seca
Ghee (manteiga clarificada) para refogar

Preparação:
Misture bem todas as especiarias em uma bacia. Aqueça o ghee em uma panela de barro e em seguida refogue tudo por 5 minutos sempre mexendo. Há quem não refogue. Eu prefiro refogar pois o ghee desperta os aromas e deixa a massala muito mais saborosa.

Observações:
1. Se optou por usar as especiarias em grão em vez de pó, refogue primeiro estas, triture ou macere com um pilão e em seguida misture o restante dos pós.
2. Os números se referem a partes: 1 parte pode ser uma colher grande, pequena ou até mesmo uma xícara. Apenas respeite as proporções.

TAGS:

Deixe uma resposta