Dois anos cozinhando pra vocês, esperando o momento certo para explicar as minhas razões e a essência deste projeto. 

Você está na página mais importante de todo este site!

Entenda as tribos

Onívoros – Pessoas que comem de tudo, vegetais, grãos, massas e carnes. Não existem pessoas carnívoras, pq só seria carnívoro alguém que se alimentasse unica e exclusivamente de carne. Obs : Não existe isso de “Sou vegetariano, só como peixes”, se vc come algum tipo de carne, vc não é vegetariano!

Ovo Lacto Vegetariano – Pessoas que consomem ovos, leite, derivados de leite, verduras, legumes, grãos e massas.

Lacto Vegetarino – Pessoas que consomem leite, derivados de leite, verduras, legumes, grãos e massas.

Vegetariano restrito – Aquele que só consome produtos de origem vegetal, nada de animal.

Veganos – Além de não consumirem na alimentação nada de origem animal, também não utilizam carteiras ou sapatos de couro, por exemplo, são pessoas que retiram de suas vidas tudo o que advém dos animais, São contrários a circos, zoológicos e tudo o que possa representar exploração de outras espécies.

Materiais de referência

Eu acredito que todos nós deveríamos ter a obrigação moral de assistir os documentários abaixo … mas porque penso assim ?
Você não gostaria de pegar um político corrupto e colocá-lo em um postinho de atendimento de saúde pra que ele presenciasse as consequências dos roubos que ele pratica ?
Pois bem … o mínimo que cada um de nós deve fazer é ver, aprender, pesquisar, as consequências dos próprios atos.
Sei que os abates são cenas extremamente chocantes, mas se você participa disso consumindo a carne, no mínimo tem a obrigação moral de saber do que está participando.

Desta forma deixo abaixo dois vídeos que são importantíssimos para quem quer avaliar essa proposta de vida.

PRIMEIRA RAZÃO : SAÚDE

  • Um grande número de doenças está relacionado ao colesterol, que tem duas possíveis origens, o endógeno e o exógeno, aquele que vem de fora e não é produzido pelo nosso próprio organismo, eliminar a gosdura animal faz com que nossas taxas de colesterol caiam razoavelmente.
  • O consumo de proteína animal acidifica o organismo, tornando-o mais propenso a câncer.
  • O organismo usa fosfatos para se alcalinizar – descalcificando a ossatura, reduzindo a densidade óssea na terceira idade.
  • A proximidade genética que temos com os animais, a semelhança do nosso DNA com o deles, faz com que nosso organismo se confunda e comprovadamente os lindices de câncer são muito maiores nas pessoas que consomem carne.
  • Obesidade

Outro aspecto a ser pensado … a forma como nossa espécie vem se desenvolvendo.

Pra que serve o apêndice ? É um órgão vestigial, ele perdeu a função que dizia respeito a digestão de celulose. Nossos organismos são são assim, vão se adaptando a novas realidades, é o processo de evolução.

Não temos garras – Todos os animais que consomem carne tem, para que possam caçar !

Não temos presas – Nossos caninos são atrofiados, eles tem praticamente o mesmo tamanho dos outros dentes.

Nossa mastigação tem movimentos laterais – Algo que só existe nos animais herbívoros !

Temos enzimas digestivas em nossa saliva – Outra característica que só está presente nos herbívoros.

Temos um intestino delgado super longo, 13x o comprimento do nosso tronco, sendo que os carnívoros tem intestinos delgados curtos, 5x o comprimento do tronco, para que o processo digestivo da carne libere menos toxinas.

Existem sim estudos contrários ao vegetarianismo, alias, existe uma industria gigante por trás disso e infelizmente muitas vezes só recebem patrocínios estudo que se proponham a dizer o que é interessante para essas corporações. Mesmo assim, para cada 1 estudo contrário ao vegetarianismo, existem 2 favoráveis !

E você pode estar se perguntando, mas não vai me faltar nada ?

Proteína ?  Vitamina B12 ?

Não ! A dieta vegetariana precisa ser bem feita, como qualquer outra dieta, mas com certeza, não vai te faltar nada !

Observe que ..

  • Veganos, vegetarianos, hindus, budistas, jainistas, rastafaris e adventistas são grupos estatísticamente privilegiados com relação a problemas cardíacos, incidência de câncer e várias outras doenças.
  • Observe os vegetarianos próximos de você, converse com eles!
  • Teste em si mesmo !

Este homem, vegetariano por toda a vida, é uma prova contundente não temos carências alimentares.

Após passar 12 anos se dedicando à corrida de rua, o indiano Fauja Singh correrá seus últimos 42 quilômetros na Maratona de Hong Kong no dia 24 de fevereiro. Parece pouco, se não fosse pelo fato do corredor ter 101 anos e ser considerado o maratonista mais velho do mundo.

O cidadão britânico começou a correr aos 89 anos, após a morte de sua esposa e filho, e não parou mais. Em 2003, em Toronto, ele bateu o recorde mundial dos mais velhos de 90 anos, cruzando a linha de chegada em 5h40min.

.

SEGUNDA RAZÃO : SUSTENTABILIDADE

Engraçado, as pessoas tomam um banho rápido, separam o lixo para reciclagem e vão para um churrasco. Pois bem, saibam que :

  • 65% dos grãos do mundo são utilizados em rações – áreas gigantescas são desmatadas para a produção de alimento para os animais que serão abatidos e consumidos por apenas 10% da população mundial! Sim … 10% ! Não esqueça que muitas pessoas não tem acesso a carnes em função da pobreza no mundo e que muitos países são predominantemente vegetarianos por questões culturais, como a Índia e a Tailândia por exemplo.
  • 53 bilhões de animais são abatidos ao ano, é uma população gigantesca, que consome recursos ambientas absurdos.
  • São 17.000 litros de água por kg de carne bovina – Sim … a conta é essa mesmo ! Não esqueça de que estamos falando em ciclos completos, ou seja, irrigar a ração, dar água para o boi beber, lavar coxos e galpões, lavar o abatedouro e o processo de congelamento da carne. Quando tudo é contabilizado e dividido pela carne produzida o resultado é esse !
  • Contaminação da água potável –  Cada ciclo de produção, leva para os lençóis freáticos uma quantidade imensa de agrotóxicos, antibióticos e hormônios, que saem na urina e nas fezes do gado.
  • Os custos ambientais acontecem no terceiro mundo – Países como França, Alemanha e outros já chegaram a conclusão de que não vale a pena produzir carne em função dos custos ambientais. Eles deixam essa atividade para o terceiro mundo e nós desmatamos nossa amazônia para atendê-los !
  • A carne vendida para outros países não embute o custo do desgaste ambiental – Ou seja, se todos os gastos necessários para reflorestar e desfazer os estragos da agropecuária fossem embutidos no valor da carne, o kilo de carne custaria uma fortuna e uma minoria poderia consumir esse “produto”.
  • A colocação de Bill Gates – Certa vez Bill Gates deu uma entrevista dizendo que agradecia a Deus e a ciência todos os dias pelo desenvolvimento dos agrotóxicos, por que graças a eles não temos “tanta” fome no mundo. ASNEIRA IMENSA ! Seria perfeitamente possível alimentas toda a humanidade com alimentos orgânicos, se parássemos de converter 25 kilos de alimento vegetal em um kilo de carne… Sim, nós damos 25 kilos de ração para cada 1 kilo de carne bovina produzida. Uma taxa de conversão de 25 para 1 ! Em função desse abito nefasto de consumir carne que temos, precisamos de muito mais alimento e essa indústria para quem a saúde não importa, acaba por usar agrotóxicos.
  • O caso da Mercedes Benz – O presidente da Mercedes Bens, em uma coletiva de imprensa, foi indagado por um repórter : – O Sr. não fica constrangido por fazer parte da indústria automobilística, que mais gera poluentes e degrada o meio ambiente ? E ele respodendeu de bate pronto … – Acredito que você esteja mal informado, a agropecuária é a indústria que mais prejudica o meio ambiente, você não se sente constrangido por comer carne ?

TERCEIRA RAZÃO : ASPECTOS CULTURAIS

Temos vídeos que não vamos exibir aqui sobre o abate de cachorros e gatos na china.

Quando esse assunto é discutido, muita gente fica indignada e critica os chineses, mas qual é a diferença entre o que eles consomem e o que os ocidentais consomem ?

As vítimas são diferente, mas o absurdo é o mesmo !

Veja abaixo alguns freezers ao redor do mundo:

Várias carnes
Normalmente consumidas no ocidente.

Imagino que nesse momento vocês estejam se perguntando …

– Poxa, mas ele está igualando os bois aos cachorros ?

E a resposta é um categórico SIM !!!

Por favor, abram cada uma das abas abaixo e assistam os vídeos :

Bois e Vacas...

Observem a inteligência delas ... :)

Vejam a afetividade ... elas tem mais de 400 kilos !!

Vejam a relação que se estabelece !

Porcos...

Que outro animal tem essa reação ? :)

E olha ai um deles brincando com o amigo ... :)

Galinhas...

O abraço ...

Peixes...

E os peixes não são diferentes ... :)

Cordeirinhos

São maravilhosos também ...

Sabem a que conclusão acabamos chegando ?

Trate uma vaca como você trata o seu cachorro e ela acabará sendo um “cachorrão enorme” tão doce e amiga quanto !

Além do que, digamos que ela não estabelecesse uma relação de amizade conosco, isso nos daria o direito de fazê-la sofrer ? Nos daria o direito de matá-la ?

QUARTA RAZÃO : OS DIREITOS DOS ANIMAIS

  • Porque reclamam de pesquisas com animais e não do consumo ?
  • Eles são caçados
  • São escravos em circos
  • O couro e a pele muitas vezes são a razão do abate
  • São tratados como plantas, “cultivados” para abate
  • Como você se sentiria se sua execução estivesse agendada no momento do seu nascimento ?

Procure respostas razoáveis para essas colocações, não é nem necessário discutir uma a uma, as respostas são óbvias demais.

Assista os vídeos abaixo e perceba que são seres generosos, inteligentes e que desenvolvem amizade entre eles, eles tem famílias, que boçalidade é essa a nossa quando desconsideramos tudo isso ?

Macacos demonstrando senso de justiça

Um amigo sofreu uma descarga elétrica ... vejam o salvamento ...

Frans de Waal Comportamento moral em animais

Tartarugas que ajudam umas as outras

E as tartarugas, são assim tb ? Vejam ...

O cachorro e os peixes

E pra eles, a ideia é ajudar, não vem ao caso a espécie de cada um.

QUINTA RAZÃO : ESPIRITUALIDADE

Eu procuro criar uma pequena separação…

Considero religião a relação que estabelecemos com uma entidade ou grupo que se propõem a nos conectar com uma consciência maior

e…

espiritualidade como sendo a relação de temos diretamente com essa consciência.

Não tenho religião e nem tenho a menor vontade de ter uma, mas sou uma pessoa extremamente espiritualizada, minha relação é com Deus.

Observo que em todas as vertentes existem colocações a respeito dos animais:

  • Cristianismo –
    Amai-vos uns aos outros – Não diz “entre vocês humanos”
    Não Matarás – Não diz “outro humano”
  • São Francisco de Assis – É um santo admirado na igreja católica, pelo seu amor pelos animais.
  • Colocação de Chico Xavier – Já na vertente espírita, Chico Xavier dizia que temos na vida dos animais o mesmo papel que os anjos tem na nossa, a de cuidar, amparar.
  • Visão oriental – Sam´skara – Os indianos e budistas acreditam em um conceito semelhante ao do Karma, ou seja, as coisas que você faz, de boas ou de ruins, vão voltar pra você. A cultura popular já diz, “aqui se faz e aqui se paga”, não é assim? Então quando você é co-responsável pelo sofrimento de um animal, isso vai retornar pra você, você acabará colhendo a dor que plantou.
  • A energia que trazemos pra junto da nossa – Pense que no momento da morte, a energia do animal é de agonia, desespero, angústia. Ele está vendo a poucos metros dele os outros animais sendo abatidos e é essa energia que você está juntando a sua !
  • A percepção, mesmo que inconsciente, de fazer parte de um erro, de ser gerador de dor.  – Essa percepção nos tira a paz interior, nós mesmos não nos sentimos dignos de sermos felizes, quer paz ? Ótimo, plante paz ! Não participe da dor !

SEXTA RAZÃO : NÃO DAR SUPORTE A UMA ESPÉCIE DE DISCRIMNAÇÃO

Pare por um segundo e pense bem nesta pergunta :

Preconceito existe ?   Sim ou não ?

Pense na raiz da palavra, anetes de ver minha resposta a respeito, avalie bem …

Abra aqui a resposta para a pergunta, mas antes, pense bem no tema !

Pré – Anterior,algo que precede qualquer aprendizado, qualquer construção de ideias.

Conceito – forma de pensar um tema.

pré-conceito – Forma de pensar um tema que precede qualquer aprendizado.

Não existe ! 

Imaginem que um pai, daquele bem machistas, está dirigindo com seu filho novinho sentado ao lado e leva uma fechada de outro carro, nesse momento ele grita … “Tinha que ser mulher” . E durante a infância da criança várias vezes coisas semelhantes acontecem.

É óbvio e natural que um dia, na vida adulta, essa criança diga que mulheres não dirigem bem … e ai alguém vai dizer que isso é preconceito… rs

De forma alguma … é um conceito que ele aprendeu de seu pai, não é preconceito ! Me entendem ?

Todas as bobagens e asneiras discriminatórias nas quais acreditamos nos foram ensinadas em algum momento de nossas vidas ! 

  • Racismo – Discriminação na qual uma raça se considera superior a outra
  • Sexismo – Discriminação na qual um gênero se considera superior a outro
  • Homofobia – Discriminação na qual as escolhas sexuais são condenadas
  • Antissemitismo – Discriminação contra judeus.
  • Misogenia – Discriminação na qual se pensa a mulher como profundamente inferior ao homem.

Tudo isso no fundo é ensinado, de forma explícita ou subliminar, pela família, pela sociedade ou por algum grupo no qual o indivíduo se viu inserido.

O ódio é aprendido, a insensibilidade é aprendida !

Qualquer forma de discriminação é filosoficamente absurda !

Agora me digam, vocês sabem o que é Especismo ?

É a forma de discriminação na qual uma espécie se sente superior a outra e se dá a “direitos” sobre a outra, no caso doentio do qual estamos falando, se dá inclusive ao direito de infringir sofrimento e dor e de tirar a vida do outro ser.

É uma bestialidade enorme, presente na vida das pessoas todos os dias… é horrível, triste demais.

SÉTIMA RAZÃO : RESGATE A CRIANÇA QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ !

As crianças ficam confusas e se sentem chocadas quando as mães contam que a carne vem de algum animal que foi morto.

Normalmente existe até uma versão nesse momento, as crianças não querem comer, e os pais insistem dizendo que “precisa”, que vai “ser bom pra elas”.

Aos poucos, essa indústria macabra vai fazendo com que dissociemos a imagem do boi feliz e tranquilo no pasto do filé que acaba em nosso prato, essa dissociação é um engano … o filé nada mais é do que um pedaço do cadáver do boi … mas não querem que pensemos no filé desta forma, por que essa indústria precisa vender, precisa lucrar.

“Salve”, “Resgate” a criança que você foi.

Se de conta de que te ensinaram errado … te disseram que era necessário mas não é !

Recupere a pureza, a gentileza, de pensar nos animais como nossos amigos queridos de quem temos o privilégio de poder cuidar.

Faz dois anos que venho cozinhando pra vocês esperando o momento certo pra dizer isso tudo.

E agora deixo vocês com o Luiz Antonio, um doce de criança que graças ao discernimento da mãe não será obrigado a participar de algo tão sem sentido.

Fábio Almagro – Criador do Trivial Gourmet.

A lição dada pelo nosso querido Luis António !